sexta-feira, 26 de julho de 2013

AS PRIMEIRAS ESCOLHAS DE ACABAMENTO.

Oi amigos,

Há algumas semanas iniciamos uma nova fase na nossa construção. Começamos a busca pelos materiais de acabamento como pisos, cubas, mármores, torneiras, entre outros. Realmente, ainda falta tempo considerável para iniciarmos a instalação desses materiais, mas, como muitos deles são feitos por encomenda, e, para não corrermos o risco de a obra atrasar em razão da demora, já saímos à luta.

Sem dúvida, esta é a fase mais gostosa da construção; pelo menos para mim que adoro me perder no meio de toda as novidades que o mercado oferece. Mas também é um momento de muito cuidado. O custo desses materiais são os que geram maior impacto financeiro na obra. É tanta coisa linda que agente acaba querendo investir sempre no melhor. Assim, para não errar, as escolhas devem obedecer alguns critérios importantes:
  • Harmonia e equilíbrio - não adianta escolher o que você simplesmente considera belo e moderno, seguindo tendências do momento. Os materiais de acabamento deverão se harmonizar entre si e, principalmente, com o perfil do morador. A casa não pode parecer um amontoado de objetos sem propósito, ou, o belo pode se tornar feio e cansativo;
  • Utilidade - as escolhas deverão levar em conta a utilização dos ambientes. Isso é, principalmente, justificável na escolha de pisos. Áreas externas e molhadas, por exemplo, não deverão ser edificadas com um porcelanato polido, para que se evite acidentes com possíveis escorregões;
  • Custo/benefício - os materiais adotados deverão caber no orçamento da obra. A melhor alternativa é fazer uma lista de prioridades em relação aos materiais que serão empregados. Por exemplo, se a casa levará uma fachada revestida com pedras, é preciso levar em consideração o custo desse material para que ele não impacte tanto na escolha dos demais. Fazendo a lista de prioridades, será possível decidir em qual material se considera gastar um pouco mais e em qual outro será preciso economizar.

Para a nossa casinha, iniciamos a busca dos acabamentos pelas cubas. Isto porque precisamos definir com antecedência os modelos para que o arquiteto possa concluir os projetos das bancadas.
O contrário também pode ser feito, ou seja, decidir primeiro o tamanho e material das bancadas para depois definir que cubas usar. 
Neste caso, não se pode esquecer que a escolha do primeiro item, a primeira decisão, sempre limita a outra. Isso ocorre em razão do item harmonia, que eu já ressaltei anteriormente. O que deve prevalecer é a sua intenção. No nosso caso, priorizamos a escola da cuba. Desde o início não gostaríamos que esse detalhe fosse limitado em razão do tamanho ou cor da bancada. Assim, pudemos fazer nossa escolha com toda a liberdade que o projeto nos permitiu.
O mercado oferece uma infinidade de modelos com cores e materiais variados. Ah, o preço também varia bastante!
Como na nossa casa existirão seis banheiros, totalizando sete cubas, tivemos que adotar o seguinte critério:
  • Banheiros das três suítes - cubas básicas brancas, sendo todas iguais. Escolhemos o modelo de semiencaixe da Deca;

Cuba semiencaixe Deca


Apesar de ser uma cuba simples, sem maiores detalhes, o banheiro fica muito elegante e o melhor de tudo é que ela permite a adoção de uma bancada mínima, de até 40 cm, o que ajuda bastante quando o banheiro não dispõe de muito espaço.
  • Banheiro da nossa suíte - duas cubas (uma para cada, para não ter briga rsrsrs...) iguais, com um design diferenciado, modelo de sobrepor da Decor. Eu a chamo de sabonete rsrsrs...;
Cuba sabonete

Acrescentei a imagem para vocês terem uma ideia de como ela fica bem, depois de aplicada. Apesar de que essa bancada ficou um pouco estreita para a cuba. A nossa, felizmente, terá mais espaço. 

cuba sabonete aplicada

  • Banheiro da dependência - cuba simples, modelo de embutir, branca, da Celite.
Cuba branca de embutir celite

Aqui, optamos pela economia. Dentro daquele critério de prioridades, não dá para valorizar um banheiro de serviço. E o que vemos é só um mostruário. é claro que com a bancada de mármore conseguiremos valorizar mais a cuba.

  • Lavabo - cuba de vidro, modelo cachoeira. Só ainda não definimos a cor.

cuba de vidro cachoeira


Na escolha para o lavabo foi onde encontramos mais dificuldade. Existe uma variedade incrível de cores, tamanhos e formatos. Desde o início, eu suspirei com as cubas de vidro colorido. Acho que elas ficam um luxo. Causam um impacto considerável na decoração, o que vale muito a pena, já que se trata de um ambiente visto pelas visitas.

Logo de início, nosso arquiteto nos informou que deveríamos escolher uma cuba de semiencaixe, em razão do tamanho disponível para a bancada, considerando que só temos 40 cm de profundidade.

E vocês nem imaginam como isso me deixou decepcionada : (
Fiquei triste mesmo!
É que não existe nada demais nesses modelos; elas se limitam ao preto e branco e são todas em formato retangular ou quadrado.
Mas eu insisti. Falei pra ele que iria encontrar no mercado alguma com o tamanho ideal para a nossa bancada e encontrei o modelo cachoeira que está ai acima ; )

Agora me digam, vai ou não vai ficar um luxo?
Só ainda estou um pouco em dúvida em relação à cor. A preta é magnífica, proporciona um ar de sobriedade, deixando o ambiente mais masculino, só que eu também achei deslumbrante a vermelha, que eu só vi por foto. Estou esperando o produto chegar para decidir de uma vez.

E vocês, o que acharam? Gostaram das escolhas?

bjos e até mais!     


Um comentário:

  1. Oi Daya!
    Ficará lindo!!!
    A minha preferida é a primeira!
    As minhas serão todas de sobrepor brancas, acho que abre mais a cor das bancadas!!
    Diferente essa estilo sabonete! Super moderna e linda, ficará um luxo a sua suíte :D
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir